04 dicas fundamentais para se dar bem em uma entrevista de emprego virtual

Confira como usar a tecnologia de entrevista a distância a seu favor

Com a chegada da COVID-19, muitos hábitos mudaram para preservar a saúde de todos. Empresas apostaram no home office como alternativa para se manterem e resguardarem a integridade de seus funcionários! O ensino a distância também ganhou força neste período e as entrevistas de emprego entraram na onda. Nos dias atuais, é comum conversar com os recrutadores ou até mesmo o seu futuro chefe, por meio de ferramentas de videoconferências, como o Zoom, Google Meet, Skype, entre outros.

Uma seleção virtual é muito parecida com a presencial, porém, existem algumas diferenças e você precisa se preparar para aproveitar as oportunidades e não deslizar em detalhes que podem fazer a diferença no resultado final. Por isso, a Inove, trouxe algumas dicas para você se sair bem no processo seletivo online. Acompanhe!

 

1 – Cheque o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Assim que os recrutadores agendarem a sua entrevista, não deixe de se programar. Antes do horário combinado, verifique a sua conexão com a internet, bem como fones, microfones e certifique-se que não há ruídos externos que comprometam a qualidade da chamada de vídeo.

Também é interessante testar as ferramentas de videoconferência, em especial se você nunca as utilizou. Peça para algum amigo ou familiar ajudar nesse momento e simule uma entrevista pela internet. O ideal é identificar possíveis problemas e dúvidas antes do dia tão importante, certo? Ah, e não se esqueça de carregar o seu computador ou celular. Além de posicioná-lo o mais próximo do roteador possível.

2 – Atenção ao seu vestuário

Não é porque você está em casa que deve se apresentar de forma informal aos recrutadores. Mas vale ressaltar que roupa e personalidade estão atreladas, então, nada de escolher peças que não combinem com o seu perfil somente para impressionar. É claro que é importante conferir o dress code da empresa, mas sempre se adaptando à sua realidade, combinado?

3 – Esteja preparado e estude sobre a empresa

Não há nada mais desagradável que o recrutador perguntar algo sobre a empresa para o entrevistado e o mesmo se enrolar todo e não saber responder, mesmo que seja algo simples. Sendo assim, o mais indicado é fazer o dever de casa e pesquisar sobre a empresa, desde sua missão, visão e valores até os produtos ou serviços que ela oferece. Sem a proximidade física, você precisa mostrar interesse pela oportunidade de outras formas. Mostre segurança em suas respostas e não deixe a simpatia de lado! Use todas as suas qualidades ao seu favor.

4 – Invista em qualificação profissional

Apostar em conhecimento é sempre uma ótima opção. Aproveitar a quarentena ou o desemprego para atualizar o seu currículo é o melhor investimento! Afinal, se em uma entrevista de emprego você informa aos recrutadores que está se qualificando profissionalmente, as chances de obter sucesso são grandes. As empresas prezam sempre por profissionais que estão em busca de aprendizado.

Na Inove, você tem a oportunidade de fazer uma qualificação profissional a distância, mas com os mesmos benefícios e suporte de um curso presencial.

Siga nossas dicas e destaque-se nas entrevistas virtuais. INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

06 vantagens exclusivas dos estudos online

À medida que a tecnologia evolui, os sistemas, tarefas e processos mudam, tornando-se fundamental para os estudantes atualizarem suas habilidades constantemente.

 

A tecnologia vem se inovando cada dia mais, não é mesmo? Todos os dias são lançadas coisas novas no mundo digital, trazendo diversos benefícios para usuários do mundo inteiro. Este avanço vem contribuindo para a ampliação e intensificação da educação, trazendo diversas possibilidades para quem quer estudar. Sabemos das inúmeras vantagens que os cursos online podem nos oferecer e que também são chamados de cursos de ensino a distância (EAD).

Pensando nisso, hoje a INOVE trouxe 06 vantagens exclusivas dos estudos online, conheça cada uma delas e descubra um mundo de novas possibilidades.

 

1 – Fazer seu próprio horário

Com a vida cada vez mais corrida, poder escolher o horário para estudar é artigo de luxo. Afinal, cursos online normalmente não exigem a sua atenção num horário específico. Desde cursos profissionalizantes até pós-graduações a distância, normalmente permite-se que o aluno faça seu próprio horário. Se você quiser estudar um pouquinho a cada dia, tudo bem; se preferir tirar um único dia da semana para se dedicar de maneira mais focada, tudo bem também. Estudar online é estudar no ritmo que lhe for mais adequado.

2 – A flexibilidade de poder escolher onde quer estudar

Imagina poder estudar na praia, no campo, em casa ou no ônibus? Basta ter acesso a internet que suas aulas estarão disponíveis. A maioria dos cursos online tem aulas online “sob demanda”, o que significa que elas podem ser acessadas a qualquer momento, de qualquer dispositivo.

3 – Preços atraentes e competitivos

Seja cursos técnicos, profissionalizantes ou até mesmo o EJA (Educação de Jovens e Adultos), escolher um curso a distância, costuma ser mais em conta financeiramente que os presenciais.

4 – Professores gabaritados e especialistas

Com especialistas de elevadíssimo nível e altamente preparados, atualizados e grande parte atuante no mercado de trabalho, a qualidade do ensino online é igual e até superior a muitos cursos da modalidade presencial.

5 – Oportunidade para desenvolver novas habilidades

Conhecimento é a chave do sucesso. Nos cursos online você pode aprender habilidades que as instituições de ensino tradicionais não ensinam, em parte por não acompanharem a dinâmica atual dos profissionais que precisam se atualizar constantemente com o que há de mais atual no mercado e as empresas que precisam se inovar constantemente.

6 – Plataforma completa e com suporte necessário para aprendizagem

Quando se escolhe uma instituição de ensino séria e gabaritada, o aluno conta com um portal exclusivo para estudar. Na INOVE, o estudante tem aulas pelo portal AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo disponibilizados materiais acadêmicos como: videoaulas, apostilas, artigos e biblioteca digital.

No AVA o aluno terá disponível o atendimento ao aluno para solicitação de serviços como: requerimento de declarações, histórico, estágio, matriz curricular e outras solicitações em geral, todos por abertura de chamados devidamente protocolado e respondidos dentro de 48 horas. Possuirá também acesso diretamente aos professores, devidamente qualificados e preparados para sanar dúvidas com relação ao conteúdo e atividades (respostas no prazo de até 48 horas). Após a conclusão de todas as atividades online, presenciais e atingimento da média satisfatória para aprovação de 6.0, estará apto para solicitar e requerer o seu diploma. Simples, não é mesmo?

 

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

Curso técnico é porta de entrada para o mercado de trabalho

Qual o melhor caminho para encontrar uma vaga no concorrido mercado de trabalho? Esta é uma dúvida que constantemente vem à cabeça, principalmente dos jovens.

 

Cada vez mais o mercado de trabalho exige capacitação e novos conhecimentos. Ir atrás destas qualificações, fazem a diferença na hora de buscar um emprego e destacar-se no mundo empresarial. Se você quer encontrar uma oportunidade de trabalho, a Inove é a principal porta de entrada para chegar preparado no novo emprego.

Ter uma profissão e iniciar a carreira profissional. O sonho para muitos jovens pode se concretizar de forma mais rápida por meio de uma formação técnica. Para concluir o curso técnico, o estudante precisa realizar o estágio e é aí que pode estar essa oportunidade de valorização para quem procura o primeiro emprego, ou se qualificar para um serviço especializado.

Os cursos da Inove, têm como objetivo proporcionar competências que combinam a teoria e as práticas específicas da sua área de atuação, com atividades que simulam a vivência na indústria, e que darão segurança para exercer a profissão no dia a dia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, os habilitados de nível técnico lideram o perfil das empresas que estão procurando profissionais no Brasil. Quem possui um curso técnico no currículo tem vantagens no momento de disputar uma vaga com outros candidatos.

A preparação na Inove contribui para que o profissional inicie sua carreira de forma assertiva, pois os cursos técnicos são desenvolvidos de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

Os conteúdos dos cursos são apresentados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e tem como recursos: vídeos, animações, simuladores e textos elaborados para promover o processo de aprendizagem.

Outra comodidade do ensino técnico é o conteúdo prático, já que o estudante tem contato direto com a profissão que deseja desenvolver; é mais acessível e com mensalidades mais baratas comparadas as de uma graduação de nível superior. E ainda a menor duração do curso, já que em cerca de um ano e meio a dois anos o aluno está com um diploma em mãos e, na maioria dos casos, com o registro na entidade que rege a profissão.

Como os cursos profissionalizam em menor período de tempo, os alunos podem posteriormente, caso seja de seu interesse, ingressar em uma faculdade.

Os cursos foram autorizados, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da Portaria nº 147/2019-SEEC/GS. Sendo assim, ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um diploma autorizado pelo MEC com validade nacional.

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

Qual a importância de investir em qualificação profissional?

Conheça as vantagens da qualificação profissional para empresas e colaboradores.

Acompanhe dicas exclusivas e destaque-se no mercado de trabalho!

O sucesso de qualquer companhia se dá pelo empenho de seus colaboradores, gestores e fundadores. Uma equipe unida e no mesmo propósito é que faz crescer, avançar e consequentemente obter lucros. Diante disso, a capacitação profissional é a forma que a empresa possui de ajudar seus funcionários a desenvolverem habilidades e competências que irão lhes ajudar em suas rotinas de trabalho, assim, a equipe tende a evoluir de maneira conjunta ao mercado.

O mercado, além de estar cada vez mais concorrido, tem aumentado a sua exigência pela capacitação das pessoas. Por isso, a qualificação profissional é algo muito importante para quem deseja ter uma carreira e/ou um negócio de sucesso, independentemente do setor de atuação.

Investir em qualificação profissional nada mais é que buscar estar sempre em aprendizado e em desenvolvimento de suas habilidades. Não é à toa que os cursos online estão se destacando como a principal fonte de conhecimento, especialmente nesse período de pandemia.

Quer saber o que fazer no dia a dia para aumentar a sua qualificação? Então, confira as dicas que a INOVE preparou para você!

Mantenha-se sempre atualizado

O mundo está em constante evolução, principalmente no meio digital. Com essa transformação, diversas áreas do mercado começaram a sofrer alterações, a fim de se adaptar à nova realidade tecnológica. Profissionais que acompanham esse desenvolvimento da modernidade se destacam mais em seus cargos e conseguem posições de maior relevância dentro de uma empresa, por exemplo.

Diante disso, é muito importante estar por dentro das novidades e em constante evolução. Assistir palestras, fazer pesquisas, ler artigos e fazer cursos do seu segmento, são boas opções.

Tenha um bom relacionamento com o seu nicho. Networking é a chave

O networking é um dos fatores que mais contribuem para a realização profissional de um indivíduo. Afinal, uma boa rede de contatos é capaz de oferecer diversas oportunidades de carreira, como parcerias, sociedades, indicações para cargos, cursos profissionalizantes, entre vários outros benefícios.

Vantagens da qualificação profissional para empresas e colaboradores

Por mais que ainda seja uma época de crise, há empresas com muitas vagas abertas, mas que não conseguem preenchê-las, pois não há profissionais com habilidades específicas para os cargos. Acompanhe as vantagens para o colaborador:

  • oportunidade de desenvolver novas habilidades e chegar a cargos mais cobiçados;
  • obtenção de uma melhor remuneração e satisfação pessoal e profissional;
  • estar entre os profissionais de destaques e manter-se sempre atualizado;

Agora, confira a importância da capacitação profissional para empresa:

  • vantagem competitiva: com uma equipe capacitada, a empresa vai além alcançando resultados positivos e tornando-se referência no seu nicho;
  • menor rotatividade: investir em seu time de colaboradores, diminui a rotatividade de funcionários, uma vez que eles se tornam cada vez mais preparados, atualizados e satisfeitos com o trabalho.

Nunca deixe de estudar

Por fim, mas não menos importante, não podíamos deixar de citar a principal forma de investir em sua qualificação. Os estudos e a educação! Investir nos cursos online da INOVE é uma tendência, pois essa modalidade permite que o profissional tenha mais autonomia para escolher os horários para se dedicar aos estudos.

 

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

03 dicas essenciais para quem quer mudar de carreira ou está em busca de um novo emprego

Os anos mudam nossa relação com o trabalho. Muitas vezes, sentimos que não estamos mais condicionados a exercer uma mesma função.

Acompanhe dicas incríveis para você que quer dar uma virada no campo profissional.

 

O que você quer ser quando crescer? Certamente, você já ouviu essa pergunta na infância.  Algumas pessoas já sabem desde muito cedo qual carreira desejam seguir, outras demoram anos para descobrir. Há ainda aqueles que se espelham nos pais, avós ou em outras pessoas que são referências, e decidem seguir a mesma profissão. Não podemos esquecer daqueles que escolhem um caminho profissional e se vêem frustrados com o passar do tempo.

Em todos os casos, nem sempre a primeira escolha é a mais acertada, e, muitas vezes, leva-se anos para descobrir que o que antes parecia um sonho, hoje pode não ser bem assim. Tornando uma verdadeira frustração o ato de levantar todos os dias para trabalhar!

Sabemos que o brasileiro, gasta em média, 8 horas em seu local de trabalho. Se considerarmos que passamos outras 8 horas por dia dormindo, gastar tantas horas todos os dias fazendo algo que não nos traz nenhum prazer e ainda eleva o nível de estresse não parece a melhor das ideias, concorda?

Diante dessa situação, a INOVE trouxe hoje 03 dicas para você que está insatisfeito com o seu trabalho ou deseja ingressar em uma nova carreira.

 

1 – Reflita sobre suas motivações

Levantar todos os dias pode se tornar um martírio, quando temos que ir para um ambiente que não gostamos. Defina o que te deixa insatisfeito, se é o seu trabalho, que tem a ver com o campo profissional e área de atuação ou o seu emprego, que está relacionado com o ambiente de trabalho, chefe, colegas, empresa, etc.

Sendo assim, se você gosta do que faz e se sente feliz e realizado no dia-a-dia, mas a empresa em que você está não apoia seu desenvolvimento profissional ou não reconhece seu desempenho, você pode ter um bom trabalho, mas não um bom emprego. Antes de dar qualquer passo adiante na decisão de mudar de emprego, esteja certo neste caso, de que sua insatisfação hoje não está ligada diretamente ao seu trabalho, ao que você realiza como profissional. Caso contrário, você pode mudar de empresa, mas se deparar com o mesmo dilema novamente.

 

2 – Planeje sua transição de área

O planejamento é o principal para qualquer mudança que desejamos em nossas vidas. Não tome nenhuma atitude sem antes planejar toda a sua transição de carreira. Defina seu objetivo principal e, com base nisto, fragmente seu plano em ações menores e estabeleça prazos e metas para cada uma destas ações.

Sua transição de carreira envolve uma nova graduação? O aprendizado de uma nova língua? Um curso profissionalizante? Um certificado específico emitido por algum órgão regulamentador? Quanto tempo você levará para concluir cada etapa?

Faça um cronograma para que você possa acompanhar o desenvolvimento de cada etapa e avaliar o quão próximo você está de atingir seu objetivo principal.

 

3 – Invista em conhecimento

A melhor maneira de encontrar uma nova área e ingressar no mercado de trabalho é investir em educação. Fazer um curso técnico, ou um curso de qualificação profissional, abre portas na sua carreira. Afinal, empresas buscam profissionais gabaritados para preencherem vagas importantes.

Existem muitos cursos de qualificação, de curta, média e longa duração. De várias áreas e para todos os profissionais. A INOVE tem uma agenda ampla de cursos de diversas áreas que preparam os alunos para o mercado de trabalho de forma direta, preparando-os e qualificando-os.

 

Agora que você já conhece as dicas essenciais para mudar de área ou arrumar um novo emprego, INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

A crescente demanda por profissionais técnicos no mercado de trabalho

Empresas encontram dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

Entenda a necessidade e descubra uma nova oportunidade com a INOVE!

 

Uma campanha internacional lançada pela WorldSkills – organização global elaborada para promover a valorização de carreiras técnicas – defende a educação profissional como saída para combater o desemprego, especialmente entre os jovens, que já vêm sendo apontados como a parcela da população mundial que mais deve ser afetada pelo desemprego, em decorrência da crise econômica pós-pandemia. A campanha exibe o quanto profissões de nível técnico foram essenciais neste momento de isolamento social, para que o mundo pudesse continuar funcionando.

Aqui no Brasil, a campanha ganha força e apoio de instituições como a INOVE, que é referência na formação de profissionais técnicos nas mais diversas áreas.

O profissional com curso técnico tem mais de 80% de chances de conseguir um emprego. Ou seja, é uma ótima alternativa para quem está buscando uma posição no mercado de trabalho.

A ausência de profissionais com formação específica pode ser atendida com a promoção de cursos técnicos, de menor duração e sem exigência de diploma de nível superior. Esses cursos são uma excelente oportunidade tanto para jovens, quanto para aqueles mais experientes, que já estão trabalhando, mas querem buscar uma nova qualificação para mudar de área. Ou até mesmo quem ainda não tem uma profissão e deseja um emprego com o salário melhor que o oferecido no mercado.

Na maioria dos cursos, mais da metade dos alunos começam a trabalhar na área antes da formação, o que significa mais chances de ingressar rapidamente no mercado de trabalho ao escolher um ensino profissionalizante.

Os cursos técnicos possuem metodologia de ensino que conduz e prepara o estudante para desenvolver habilidades e competências. Proporciona ao estudante enfrentar os desafios do mercado de trabalho, trabalhar em equipe, pensar estrategicamente e gerenciar problemas, privilegiando a iniciativa, o empreendedorismo, a flexibilidade, a ética e as qualidades para a formação técnica.

Quem pode fazer um curso técnico EAD?

Assim como o cursos técnicos presenciais, o online pode ser realizado por estudantes que tenham completado o Ensino Fundamental.

Ele pode ser realizado durante ou depois do Ensino Médio, porém, é necessário que o aluno tenha feito todo o período de três anos do médio para garantir o certificado do técnico.

Como é fazer um curso técnico EAD?

Um curso técnico EAD tem os mesmos propósitos que aqueles ministrados presencialmente. Porém, como o próprio nome diz, a maior parte das aulas ou todas são online.

Isso quer dizer que você não precisará se deslocar até a instituição de ensino para assistir as aulas, podendo fazer o seu próprio horário de estudos e acompanhar todo o conteúdo diretamente de uma plataforma online da própria escola. Nela, você encontrará os materiais de apoio para leitura, sugestões de conteúdo, exercícios e conseguirá, inclusive, tirar suas dúvidas com o próprio professor. Incrível, não?

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

04 perguntas mais frequentes sobre EJA EAD

A INOVE preparou um post especial para quem tem dúvidas sobre o assunto.

Confira detalhes e fique por dentro do mundo de possibilidades que a EJA oferece!

 

Uma das maiores dificuldades para que os jovens e adultos entrem no mercado de trabalho é a escolaridade, exigida e necessariamente comprovada, por documentos.

Todos sabem que quanto maior o nível de escolaridade, maiores serão as chances de manter seu trabalho atual por longos períodos, de conseguir uma recolocação na empresa, de manter seu emprego mesmo em vista de uma crise financeira como a causada pela pandemia e ainda de competir em pé de igualdade pelas melhores oportunidades nas melhores companhias do mercado.

Acontece que muitas vezes por falta de oportunidades, milhares de cidadãos não concluem um importante passo na educação, o ensino médio. E quando buscam uma maneira de recuperar o tempo perdido e terminar esta etapa, muitas pessoas procuram a EJA (Educação de Jovens e Adultos), e é neste momento que se deparam com diversas dúvidas. Neste post, explicaremos melhor como funciona o curso EJA EAD para o Ensino Médio e também daremos dicas de como obter o certificado do segundo grau. Acompanhe!

 

1 – Quem pode fazer?

Desde que concluído o Ensino Fundamental, qualquer pessoa acima de 18 anos está apta a se inscrever para fazer o EJA. O supletivo, seja EAD ou presencial, é indicado somente para quem não concluiu a educação básica no período e idade adequados, ou seja, não serve para quem ainda está na idade escolar e quer “acelerar” seus estudos. O MEC tem regras claras sobre isso, desconfie de qualquer escola ou curso online que não exija a idade mínima correta.

 

2 – Em quanto tempo posso terminar o EJA a distância?

Um dos principais atrativos do supletivo EAD é a possibilidade de concluir as séries de forma mais rápida. Com dedicação, é possível terminar o Ensino Fundamental e Médio na metade do tempo, comparando com a duração das séries em uma escola regular. Na INOVE, cada ano do ensino médio é realizado em 6 meses, sendo que o ensino médio completo pode ser concluído em apenas 1 ano e meio.

 

3 – Como funciona o EJA EAD?

O EJA a distância é realizado pela internet, onde o aluno se matricula e recebe uma senha para ter acesso às aulas e atividades, por meio de uma plataforma moderna e prática! Pelo portal serão disponibilizados materiais acadêmicos como: videoaulas, apostilas, artigos e biblioteca digital. Ao final do módulo, o aluno realizará avaliações de forma presencial no Polo de Apoio escolhido no ato da matrícula.

É importante lembrar que as provas finais são sempre feitas presencialmente. Isso significa que o aluno precisa estar fisicamente em uma sede ou polo da escola para fazer as provas, e assim receber o certificado de conclusão.

Com relação ao modelo das aulas, cada escola tem sua metodologia. Algumas só exigem a presença do aluno nas provas finais, como no caso da INOVE, outras têm aulas presenciais semanais.

 

4 – Quais as vantagens de fazer o EJA EAD?

São inúmeros os benefícios de estudar a distância. Além do aluno poder escolher como e quando quer estudar, não é necessário frequentar as aulas diariamente, podendo realizar outras atividades sem problema algum. Com a modalidade EAD, fica mais fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Outro grande diferencial é poder começar em qualquer época do ano e na série que precisar. É possível se formar na metade do tempo e destacar-se no mercado de trabalho.

 

Viu só?! A conclusão do ensino médio pode abrir muitas portas e diversas possibilidades para você. Não deixe passar esta oportunidade de concluir seus estudos! Venha se formar na INOVE.

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

Mercado de trabalho está aquecido mas existe escassez de profissionais qualificados

Entenda a necessidade de uma qualificação profissional e se destaque no mercado de trabalho estudando da INOVE!

De acordo com a Dom Cabral, cerca de 91% das empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais especialistas.

A pandemia do coronavírus trouxe de volta a importância da qualificação profissional. Com a vivência de tempos difíceis devido a Covid-19, o cenário trabalhista está mudando e se reinventando. A falta de profissionais qualificados sempre foi uma situação presente em muitas empresas e uma das maiores dificuldades na hora de contratar um funcionário capacitado, mas agora esta lacuna está mais evidente do que nunca.

Com a mudança no mercado de trabalho, hoje as empresas estão mais rigorosas em relação aos profissionais. Neste cenário, desenvolver novas habilidades para impulsionar a carreira pode ser o segredo para garantir estabilidade e sucesso na profissão.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil alcançou em 2021 a marca de 14 milhões de desempregados. Entretanto, é unânime entre os recrutadores que investir em qualificação contínua, seja na área que for, pode fazer a diferença durante uma seleção, colocando o profissional à frente dos outros candidatos no momento de decisão.

Ou seja, com ou sem crise, sempre é hora para desenvolver habilidades e adquirir novas competências.

Conforme afirma especialistas, a concorrência hoje é muito maior, o que aumenta ainda mais a importância dos cursos no currículo. O que faz a diferença é a qualificação profissional, pois quanto maior ela for, menor será a dificuldade em se encontrar um emprego ou menor será o tempo que o candidato ficará na fila de espera. Afinal, o país ocupa o quarto lugar em escassez de mão de obra qualificada no mundo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, cerca de 91% das empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais. A falta de capacitação e as deficiências na formação básica são os principais motivos para as barreiras na hora de contratar.

Diante destes motivos, essa é a hora ideal para alavancar o seu currículo. Quando falamos de qualificação, falamos em conhecimento, e qualificar-se é um diferencial, e vai continuar sendo quando tudo isso passar. Um profissional qualificado chega ao posto de trabalho, e já pode efetivamente exercer a função para a qual foi contratado, e isso é muito valorizado pelas empresas que estão sempre em busca de qualidade e agilidade. São em momentos difíceis como este que o profissional deve estar sempre em busca do conhecimento, que o ajudará no desenvolvimento de sua carreira e na ampliação de suas habilidades para conquistar o mercado de trabalho.

Inove oferece oportunidade para aprender

Existem muitos cursos de qualificação, de curta, média e longa duração. De várias áreas e para todos os profissionais. A INOVE tem uma agenda ampla de cursos de diversas áreas que preparam os alunos para o mercado de trabalho de forma direta, preparando-os e qualificando-os.

Conte com uma plataforma inovadora. Invista em você e conquiste o mercado de trabalho!

 

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

5 excelentes benefícios de fazer um curso técnico

Além do tempo menor, as capacitações também oferecem uma rápida inserção no mercado de trabalho.

Acompanhe a seguir os benefícios!

A escassez de mão de obra qualificada em diversas áreas não apenas tem aumentado a procura pelos cursos técnicos como também a diversidade de especializações oferecidas.

Os cursos técnicos são uma excelente oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, visto que as capacitações têm menor duração quando comparadas a uma graduação regular. Além do menor tempo de extensão, o curso técnico também pode ofertar outras vantagens, como inclusão mais rápida no mercado de trabalho e conhecimento mais prático sobre determinada área.

Com o grande número de estudantes formados em cursos de graduação, os técnicos são cada vez mais raros no mercado, e por isso as buscas por esse tipo de profissional foram intensificadas. Mas quais são os motivos pelos quais devo fazer um curso técnico? Se essa é a sua pergunta, hoje, a INOVE trouxe um post especial para você. Confira 05 excelentes benefícios em escolher um curso técnico.

 

1 – Período menor em relação à graduação convencional

Sem dúvidas, este é o principal benefício. Os cursos técnicos tem duração, em média, de 15 a 22 meses. Ou seja, se comparado aos cursos superiores que duram de 04 a 05 anos, o estudante técnico ganha economia de tempo e um estímulo para um aprendizado mais eficaz.

2 – Valores mais acessíveis

Os cursos técnicos têm custo menor justamente pelas menores duração e carga horária. As mensalidades podem variar de acordo com a capacitação escolhida, mas tendem a ser menores que as graduações tradicionais. Esse é um excelente motivo para investir em uma nova carreira.

3 – Serve como base para uma futura graduação

Antes de escolher uma graduação superior é comum surgir muitas dúvidas em relação ao curso. Além de um alto investimento, serão longos anos dedicados aquela área, então, deve ser escolhida com muito esmero. O certificado técnico e um emprego promissor podem fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia necessários para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação superior.

4 – Aumenta as possibilidades de ingressar na carreira pública

Nos últimos tempos, tem crescido o número de concursos públicos com vagas específicas para quem tem uma formação técnica. Assim, fazer um curso técnico tem sido uma boa estratégia, pois os salários são melhores e aumentam as chances de conseguir um bom emprego.

De olho na estabilidade dos cargos concursados, muitos estudantes têm mirado em cursos técnicos para alcançar mais rapidamente vagas nas esferas municipais, estaduais e federais.

5 – Inserção no mercado de trabalho de uma forma mais rápida

Menos tempo dentro do curso pode significar chances mais rápidas de inserção no mercado de trabalho. Ao invés de trabalhar apenas ao término da graduação tradicional, o profissional, ao sair do aprendizado técnico, que tem duração menor, pode já estar empregado.

Com um salário mais valorizado, devido a sua qualificação, se torna mais fácil realizar os sonhos, inclusive, de uma graduação superior.

 

Agora que você já conhece 5 excelentes benefícios de escolher um curso técnico, lembre-se, escolher uma instituição de ensino qualificada é a base ideal para alcançar os seus objetivos. INOVE o seu futuro através da educação!

 

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

A importância da capacitação para micro e pequenas empresas

Entenda como estudar e fazer cursos pode alavancar seu negócio

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil possui hoje mais de 17 milhões de pequenos negócios (7 milhões de micro e pequenas em-presas e 10,9 milhões de MEI). Juntas, elas representam 99% de todas as empresas do país e são responsáveis por cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto). E, por questões ligadas à economia e à falta de oportunidades, o Brasil caminha para registrar o maior número de empreendedores da história.

Mas, manter um negócio no mercado requer prática, jogo de cintura e muito planejamento. Você tem que cuidar de toda a burocracia, organizar as ações que a empresa deve executar e ainda lidar com os imprevistos do dia a dia. Seja o caixa que não fechou como deveria, um funcionário que não pode ir trabalhar – o que complica muito mais na microempresa que, geralmente, tem poucos colaboradores – a mercadoria que não chegou, e uma série de outras prováveis situações que o empreendedor pode passar. Tudo isso aliado à vida pessoal.

Por isso, o maior desafio do empreendedor é conseguir fazer tudo ao mesmo tempo. É fundamental ter conhecimento aprofundado sobre a área de negócio para o qual você se dedica, e ter um conhecimento, mesmo que básico, sobre as demais áreas. Você pode contratar um contador para cuidar das finanças da empresa, mas precisa saber o mínimo para ter controle sobre o seu negócio.

Os especialistas em finanças e empreendedorismo são taxativos ao ressaltarem que, dinheiro e uma boa ideia não bastam para determinar o sucesso de um negócio. Para eles, uma das palavras-chave para um empreendimento bem-sucedido é a capacitação do empresário. Isso pode garantir, além da sobrevivência da empresa, a solução para o apagão de talentos que o Brasil vive atualmente. Afinal, a busca de conhecimentos específicos para uma formação gerencial eficiente é também muito importante, como por exemplo, o conhecimento da legislação trabalhista, da legislação tributária e de análise de mercado. “É sempre importante que o empreendedor busque orientação especializada para contribuir com a visão do negócio. Outra dica é conhecer o cliente. Em períodos de mudanças, como o que estamos vivendo, os interesses e necessidades podem se alterar”, conta Adilson Felis de Sá, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ.

Capacitação além do ensino formal

Mas, a capacitação vai muito além de adquirir conhecimentos específicos. Ela engloba cursos, palestras, participação em workshops e o planejamento de negócios. Procure cursos nas áreas ligadas a sua atuação, como gestão, finanças, moda, marketing, logística etc.

Além disso, busque capacitação em outras áreas, como inteligência emocional, criatividade, tendências. Conteúdos assim contribuem para uma gestão melhor, permitem olhar para outras áreas. O networking também uma forma de se capacitar. Existem inúmeras oportunidades de conhecer novas pessoas, trocar ideias, divulgar o que você faz e aprender com outras pessoas. O importante é se preparar para a retomada que, de acordo com o Sicredi, será positiva.

“Após um período de muitos desafios, tenho certeza que as empresas vão se reerguer. Elas só precisam ter um olhar um pouco mais atento às mudanças de comportamento dos consumidores e às oportunidades em novos segmentos. Nós, do Sicredi, temos um olhar muito positivo pelo que vem pela frente, principalmente nesse segmento de pequenas e médias empresas. Um exemplo deste nosso otimismo com uma rápida retomada da economia tem sido a continuidade de abertura de novas agências, a contratações de pessoas em todas as regiões em que atuamos e o investimento na capacitação de nossos colaboradores”, finaliza Sá.

A importância da capacitação para micro e pequenas empresas. G1, 10/11/20. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sicredi/parana-que-coopera/noticia/2020/11/10/a-importancia-da-capacitacao-para-micro-e-pequenas-empresas.ghtml>. Acesso em: 22/02/21

 

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.