A importância da capacitação para micro e pequenas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda como estudar e fazer cursos pode alavancar seu negócio

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil possui hoje mais de 17 milhões de pequenos negócios (7 milhões de micro e pequenas em-presas e 10,9 milhões de MEI). Juntas, elas representam 99% de todas as empresas do país e são responsáveis por cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto). E, por questões ligadas à economia e à falta de oportunidades, o Brasil caminha para registrar o maior número de empreendedores da história.

Mas, manter um negócio no mercado requer prática, jogo de cintura e muito planejamento. Você tem que cuidar de toda a burocracia, organizar as ações que a empresa deve executar e ainda lidar com os imprevistos do dia a dia. Seja o caixa que não fechou como deveria, um funcionário que não pode ir trabalhar – o que complica muito mais na microempresa que, geralmente, tem poucos colaboradores – a mercadoria que não chegou, e uma série de outras prováveis situações que o empreendedor pode passar. Tudo isso aliado à vida pessoal.

Por isso, o maior desafio do empreendedor é conseguir fazer tudo ao mesmo tempo. É fundamental ter conhecimento aprofundado sobre a área de negócio para o qual você se dedica, e ter um conhecimento, mesmo que básico, sobre as demais áreas. Você pode contratar um contador para cuidar das finanças da empresa, mas precisa saber o mínimo para ter controle sobre o seu negócio.

Os especialistas em finanças e empreendedorismo são taxativos ao ressaltarem que, dinheiro e uma boa ideia não bastam para determinar o sucesso de um negócio. Para eles, uma das palavras-chave para um empreendimento bem-sucedido é a capacitação do empresário. Isso pode garantir, além da sobrevivência da empresa, a solução para o apagão de talentos que o Brasil vive atualmente. Afinal, a busca de conhecimentos específicos para uma formação gerencial eficiente é também muito importante, como por exemplo, o conhecimento da legislação trabalhista, da legislação tributária e de análise de mercado. “É sempre importante que o empreendedor busque orientação especializada para contribuir com a visão do negócio. Outra dica é conhecer o cliente. Em períodos de mudanças, como o que estamos vivendo, os interesses e necessidades podem se alterar”, conta Adilson Felis de Sá, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ.

Capacitação além do ensino formal

Mas, a capacitação vai muito além de adquirir conhecimentos específicos. Ela engloba cursos, palestras, participação em workshops e o planejamento de negócios. Procure cursos nas áreas ligadas a sua atuação, como gestão, finanças, moda, marketing, logística etc.

Além disso, busque capacitação em outras áreas, como inteligência emocional, criatividade, tendências. Conteúdos assim contribuem para uma gestão melhor, permitem olhar para outras áreas. O networking também uma forma de se capacitar. Existem inúmeras oportunidades de conhecer novas pessoas, trocar ideias, divulgar o que você faz e aprender com outras pessoas. O importante é se preparar para a retomada que, de acordo com o Sicredi, será positiva.

“Após um período de muitos desafios, tenho certeza que as empresas vão se reerguer. Elas só precisam ter um olhar um pouco mais atento às mudanças de comportamento dos consumidores e às oportunidades em novos segmentos. Nós, do Sicredi, temos um olhar muito positivo pelo que vem pela frente, principalmente nesse segmento de pequenas e médias empresas. Um exemplo deste nosso otimismo com uma rápida retomada da economia tem sido a continuidade de abertura de novas agências, a contratações de pessoas em todas as regiões em que atuamos e o investimento na capacitação de nossos colaboradores”, finaliza Sá.

A importância da capacitação para micro e pequenas empresas. G1, 10/11/20. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sicredi/parana-que-coopera/noticia/2020/11/10/a-importancia-da-capacitacao-para-micro-e-pequenas-empresas.ghtml>. Acesso em: 22/02/21

 

INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

Mais notícias