04 dicas fundamentais para se dar bem em uma entrevista de emprego virtual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira como usar a tecnologia de entrevista a distância a seu favor

Com a chegada da COVID-19, muitos hábitos mudaram para preservar a saúde de todos. Empresas apostaram no home office como alternativa para se manterem e resguardarem a integridade de seus funcionários! O ensino a distância também ganhou força neste período e as entrevistas de emprego entraram na onda. Nos dias atuais, é comum conversar com os recrutadores ou até mesmo o seu futuro chefe, por meio de ferramentas de videoconferências, como o Zoom, Google Meet, Skype, entre outros.

Uma seleção virtual é muito parecida com a presencial, porém, existem algumas diferenças e você precisa se preparar para aproveitar as oportunidades e não deslizar em detalhes que podem fazer a diferença no resultado final. Por isso, a Inove, trouxe algumas dicas para você se sair bem no processo seletivo online. Acompanhe!

 

1 – Cheque o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Assim que os recrutadores agendarem a sua entrevista, não deixe de se programar. Antes do horário combinado, verifique a sua conexão com a internet, bem como fones, microfones e certifique-se que não há ruídos externos que comprometam a qualidade da chamada de vídeo.

Também é interessante testar as ferramentas de videoconferência, em especial se você nunca as utilizou. Peça para algum amigo ou familiar ajudar nesse momento e simule uma entrevista pela internet. O ideal é identificar possíveis problemas e dúvidas antes do dia tão importante, certo? Ah, e não se esqueça de carregar o seu computador ou celular. Além de posicioná-lo o mais próximo do roteador possível.

2 – Atenção ao seu vestuário

Não é porque você está em casa que deve se apresentar de forma informal aos recrutadores. Mas vale ressaltar que roupa e personalidade estão atreladas, então, nada de escolher peças que não combinem com o seu perfil somente para impressionar. É claro que é importante conferir o dress code da empresa, mas sempre se adaptando à sua realidade, combinado?

3 – Esteja preparado e estude sobre a empresa

Não há nada mais desagradável que o recrutador perguntar algo sobre a empresa para o entrevistado e o mesmo se enrolar todo e não saber responder, mesmo que seja algo simples. Sendo assim, o mais indicado é fazer o dever de casa e pesquisar sobre a empresa, desde sua missão, visão e valores até os produtos ou serviços que ela oferece. Sem a proximidade física, você precisa mostrar interesse pela oportunidade de outras formas. Mostre segurança em suas respostas e não deixe a simpatia de lado! Use todas as suas qualidades ao seu favor.

4 – Invista em qualificação profissional

Apostar em conhecimento é sempre uma ótima opção. Aproveitar a quarentena ou o desemprego para atualizar o seu currículo é o melhor investimento! Afinal, se em uma entrevista de emprego você informa aos recrutadores que está se qualificando profissionalmente, as chances de obter sucesso são grandes. As empresas prezam sempre por profissionais que estão em busca de aprendizado.

Na Inove, você tem a oportunidade de fazer uma qualificação profissional a distância, mas com os mesmos benefícios e suporte de um curso presencial.

Siga nossas dicas e destaque-se nas entrevistas virtuais. INOVE o seu futuro através da educação! Conheça a nossa plataforma de EAD. Seja EJAcursos técnicos ou cursos de qualificação profissional, nós temos a opção certa para você.

Mais notícias